Muito feliz em participar do primeiro evento da FFN (Fragility Fracture Network) no Brasil, neste final de semana! A FFN é uma organização global que tem como objetivo melhorar o tratamento e a prevenção secundária de fraturas por osteoporose.
A osteoporose é uma doença silenciosa que afeta especialmente as mulheres na pós-menopausa e idosos e tem elevada taxa de morbimortalidade, além de acarretar importante perda na qualidade de vida. O principal objetivo do tratamento da osteoporose é a prevenção das fraturas.
Os fatores de risco mais importantes são: idade, sexo feminino, etnia branca ou oriental, história prévia pessoal e familiar de fratura, baixa densidade mineral óssea na densitometria, baixo índice de massa corporal, uso de glicocorticoide oral (dose ≥ 5,0 mg/dia de prednisona por período superior a três meses), fatores ambientais, inclusive o tabagismo, ingestão abusiva de bebidas alcoólicas (≥ três unidades ao dia), inatividade física e baixa ingestão dietética de cálcio.
O tratamento se baseia no uso de medicações específicas associadas à prática de atividade física, aporte adequado de cálcio e vitamina D, prevenção de quedas e correção dos fatores de risco.
Para mulheres com mais de 50 anos, é recomendado o consumo de 1.200 mg de cálcio ao dia, preferencialmente por meio da dieta, especialmente com o consumo de leite e derivados. Quando há impossibilidade de fazê-lo por meio de fontes nutricionais, é recomendável a administração de suplementos de cálcio, com prévia avaliação médica quanto a riscos e benefícios. Recomenda-se também manter níveis sanguíneos de vitamina D acima de 30ng/ml.
Avalie sua ingesta de cálcio diária através dessa ferramenta digital e veja se está dentro da recomendação internacional. Caso não esteja adequada, procure uma orientação médica. Não é recomendado o uso de suplementos com cálcio de forma generalizada, pois pode ser prejudicial à saúde em alguns casos.




